Herdeiro da plataforma Matriz, o Raiz estabelece um compromisso de continuidade com a história da museologia em Portugal e com o caminho percorrido pelos agentes institucionais responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de boas práticas no âmbito da informatização, gestão e divulgação de acervos culturais.
Sustentado por uma equipa e uma rede de conhecimento com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e utilização de sistemas de inventário e gestão de bens culturais.
Assume-se como uma ferramenta ao serviço dos museus, que potencia a preservação e divulgação digital das coleções nacionais. O Raiz procura reconfigurar a relação do museu com o seu visitante, seja pela experiência virtual, seja pela antecipação da experiência física.
A diversidade é a sua maior riqueza, integrando, entre outras, todas as instituições tuteladas pela Museus e Monumentos de Portugal. Nesta plataforma está disponível uma seleção de mais de 150 mil registos de bens culturais e arquivísticos, o que faz do Raiz a principal plataforma de coleções museológicas a nível nacional, com relevância internacional. O visitante pode realizar pesquisas nas coleções de um único museu ou, de modo transversal, pesquisar obras de um artista ou de um determinado período histórico em vários museus.