Cómoda-papeleira com alçado
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1213/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Madeira de mogno
-
Técnica: Madeira polida
-
Dimensões (cm): Alt. 245 x Larg. 128 x Prof. 58
-
Descrição: Cómoda-papeleira em madeira de mogno, vinhático, pau-rosa (?), espinheiro (?), latão e marfim, de dois corpos, sendo o superior recuado e rematado por cimalha. Cimalha entalhada e decorada com motivos florais e vegetalistas embutidos. Corpo superior com duas meias portas "de vidrinhos". Interior dividido em cinco prateleiras: os dois superiores dividem-se em nove entrepanos cada, rematados em cima por recorte. O do meio tem seis entrepanos recortados em cima. Por baixo, o corpo seguinte tem ao centro escaninho com porta e é ladeado por duas divisões com duas gavetas de cada lado. Por baixo, nove entrepanos com separador recortado. Corpo inferior com cinco gavetões de altura crescente, sendo a frente dos dois superiores fingida que quando aberta, cria uma superfície para escrever, forrada a marroquim. Este corpo avança, arrastando consigo a "fábrica" com a qual forma um só corpo que encaixa e desliza nos entrepanos superiores. "Fábrica" constituída por escaninho, escondido por porta com espelho de fechadura em marfim, amovível, tendo por detrás duas gavetas. É ladeado por duas fileiras de gavetas com puxadores metálicos ( quatro de cada lado) e oito divisões. Os gavetões apresentam espelhos de fechaduras e puxadores de forma elíptica, decorados com ramo de alcachofras. Os puxadores são marcados com as iniciais HJ. Base moldurada e pés recortados com ângulos internos recortados.
-
-
Origem/Historial: PNQ 1213/1 a 1213/6Integra o mobiliário que em 1940, foi transferido para o Pavilhão D. Maria - Residência dos Chefes de Estado em Visita Oficial a Portugal.
O Pavilhão foi mobilado e decorado com peças, do acervo do Palácio de Queluz, adquiridas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e transferidas de outros Palácio e Museus.
Registado no Cadastro dos Bens do Domínio Público, ano de 1941, no mapa do “PAVILHÃO DE D. MARIA I – PARTE RESIDENCIAL (...) Gabinete de Trabalho (Sala do Toucador da Suite Principal).
Permaneceu neste local até 1956.
-
Incorporação: Desconhecido. Nº de ordem 1385 de 1941.
-