Leito
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 3073
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Pau-santo
-
Técnica: Madeira torneada, vazada e entalhada
-
Dimensões (cm): Comp. 215 x Alt. 232 x Larg. 154
-
Descrição: Leito, chamado "de Bilros", em madeira de pau-santo. Cabeceira de dois registos, o 1º registo é constituído por balaústres torneados alternando com bilros dispostos na parte inferior do travessão entalhado, que retoma os motivos de folhagem estilizada em talha vazada. No topo distribuem-se alternadamente bilros de dimensões diferentes. O registo inferior é constituído por balaústres torneados dispostos no alinhamento dos anteriores. Pernas torneadas, cabaços, bolachas, bolas e discos sobre bola achatada. Colunas torneadas com secções espiraladas, discos, bolachas e bolas e troços de torneados. Quadras e ilhargueiros lisos fixados por parafusos.
-
-
Origem/Historial: Integrou o conjunto de peças depositadas no Palácio Nacional de Queluz, Pavilhão D. Maria, pelo Palácio Nacional da Ajuda, por ocasião da visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, 18 a 21 de fevereiro de 1957.
Em ofício datado de 18 de março de 1957, Carlos Manuel Zagalo, diretor do Palácio da Ajuda refere, "Quarto da Dama (...) "Cama de pau-santo; Proveniente do Palácio Nacional da Ajuda, pertenceu à Rainha D. Maria Pia."
Foi colocado no Quarto nº 5 da Comitiva, onde se mantem.
-
Incorporação: Depósito do Palácio Nacional da Ajuda, fevereiro de 1957.
-