Sagrada Família
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 736/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 17/18
-
-
Técnica: Óleo sobre cobre
-
Dimensões (cm): Alt. 22,3 x Larg. 16,5
-
Descrição: Em primeiro plano, o Menino Jesus, deitado sobre uma almofada e um lençol. Está nú, de lado para o observador e dirige o olhar e os braços para a Virgem Maria. Apresenta uma auréola raiada sobre a cabeça. A Virgem Maria está em pé, a mais de meio corpo, e dirige o olhar e os braços para o Filho. Traja um vestido cor-de-rosa de mangas compridas e segura no braço esquerdo um manto azul debruado com uma risca dourada que cai sobre as pernas e parte da superfície onde o menino se encontra deitado. Apresenta uma auréola sobre a cabeça. Atrás da Virgem Maria está São José, em pé, visto em mais de meio corpo, com as mãos juntas ao peito, olhando para o Menino. São José veste uma túnica castanha debruada com uma risca dourada e apresenta barbas cerradas e entradas no cabelo com uma auréola sobre a cabeça. Moldura lisa de pau-santo.
-
-
Origem/Historial: Realizada com base numa das gravuras ou litografias conhecidas da Madonna de Loreto de Rafael (c. 1511), pintura hoje conservada no Museé Condé (Chantilly). Ver doc. associada.
Inventariada em 1908 no "Oratório das Princesas" [oratório dos aposentos da Princesa Maria Francisca Benedita] conjuntamente com o PNQ 736/2: "34 a 35 - 2 ditos [quadros] em cobre, representando a Sacra Família e outro Nossa Senhora com o Menino Jesus, e as molduras sendo uma dourada e outra de pinho pintada". Cf. Inventário dos Bens da Coroa e dos Objectos pertencentes à Real Capela de Queluz, 31 dezembro de 1908 (ANTT, AHMF – XX – 2 – 18, Cx. 1587).
Em 1934, no seguimento do incêndio que deflagrou em parte do palácio, foram ambas inventariadas com o n.º 250: "Dois quadros em cobre representando a Sacra Família, e outro Nossa Senhora com o Menino Jesus, com molduras, sendo uma doirada e outra de pinho pintada. Mede 0,20 de frente cada um. (Com os nºs. 34 e 35). Cf. Relação dos Móveis e objectos salvados do incêndio que destruiu o Palácio Nacional de Queluz em a noite de 4 para 5 de Outubro de 1934 (Arquivo do PNQ).
-
Incorporação: Coleções Reais, fundo antigo do Palácio Nacional de Queluz. N.º de ordem 637/1941. Valor da avaliação: 150$00.
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)