D. Pedro IV no leito de morte
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 3743
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura
-
Dimensões (cm): Alt. 14,5 x Larg. 16,7
-
Descrição: Retrato de D. Pedro IV moribundo, mais de meio corpo, deitado, num leito, jazendo entre cortinados no Quarto D. Quixote do Palácio de Queluz.
D. Pedro é representado em 1834, data da sua morte, com apenas 36 anos e aparenta um ar bastante doente, olhos fechados, cabelo despenteado com grandes entradas, barba e bigode, camisa branca, aberta e ao peito um cruxifico pendente.
Na parte inferior, sob a moldura, ao centro, encontra-se a inscrição: "D. PEDRO"
-
-
Origem/Historial: D. Pedro IV (1798 - 1934) - Filho de D. João VI e de D. Carlota Joaquina. Foi nomeado regente do Brasil em 1821 por seu pai e em 7 de Setembro de 1821 proclamou a independência, intitulando-se Imperador do Brasil, ficando com o nome de D. Pedro I. Em 2 de Maio de 1826 abdicou os pretensos direitos à coroa portuguesa, em sua filha D. Maria, nascida do seu primeiro casamento com a Imperatriz do Brasil, D. Maria Leopoldina José Carolina. A sua iconografia é bastante vasta, especialmente durante os anos de 1832 e 1833.
-
-
Bibliografia
- SOARES, Ernesto; LIMA, Henrique C. Ferreira - Dicionário da Iconografia Portuguesa. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 5 volumes, 1947 a 1960