Descrição: Estampa alegórica, rectangular, ao alto, de D. Miguel I pelo seu feliz regresso a Portugal. Nela se apresenta D. Miguel entre numerosas figuras alegóricas. No seu lado direito Portugal representado por Lysia, e atrás desta, várias alegorias femininas representando as Províncias. Junto de Lysia, observa-se uma criança que apoia o braço direito sobre um escudo e segura na mão contraria uma espécie de tubo que despeja frutos e insígnias que representam a Abundância. No lado direito observa-se uma figura masculina, de lado,vestindo apenas uma pele de pantera, apontando com o braço direito para o céu onde se encontra ao centro uma figura feminina personificando a Religião com os seus atributos clássicos das Tábuas, da Lei e o Cálice, e mais à direita um elemento arquitectónico clássico encimado por figura feminina.
À esquerda de D. Miguel, surgem quatro figuras femininas, destacando-se em primeiro plano, Minerva que representa as Artes. Atrás desta, uma outra figura feminina, representando a Justiça e a Paz, com os respectivos atributos (balança e ramo de oliveira). Mais atrás, outra figura feminina representando as Ciências. D. Miguel está fardado de generalíssimo, com chapéu de plumas, casaca bordada com dragonas de cacho, banda a tiracolo, condecorado, calção de anta, botas de montar, com esporas e espada à cinta, como que apresentando as figuras à sua esquerda.
Inferiormente e fora da moldura, ao centro, lê-se a dedicatória a D. Miguel:
"Estampa Allegórica
Pelo feliz regresso do Augustissimo Senhor D. MIGUEL a estes Reinos, dedicada
ÁNAÇÃO PORTUGUEZA.
Nesta Allegoria se representa Lysia acompanhada das Provincias recebendo em seus braços, o Senhor D. MIGUEL, o qual lhe
mostra as Sciencias, as Artes, e o Triumpho da Religião.O Valor lhe promete a Immortal Gloria."
Esta gravura não possui moldura, mas apresenta passepartout branco..
Incorporação: Desconhecido. N.º de ordem: 1/1986. Valor da avaliação à época: 5.000$00.
Bibliografia
SOARES, Ernesto; LIMA, Henrique C. Ferreira - Dicionário da Iconografia Portuguesa. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 5 volumes, 1947 a 1960