Galheta
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1403/10
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Vidro
-
Técnica: Vidro soprado e moldado
-
Dimensões (cm): Alt. 10 x Larg. 6,5
-
Descrição: Galheta em vidro, em forma de jarro, com bojo redondo e e gargálo alto, com bico e bordo virados para o exterior. Asa de secção cilíndrica, levemente em curva e contracurva. Tampa de encaixe, com botão de preensão decorado por flor lapidada e dourada.
-
-
Origem/Historial: Integrou a relação de peças que, em 1950, foram transferidas do Palácio Nacional da Ajuda para o Palácio Nacional de Queluz e para a o Pavilhão D. Maria I, na sequência da visita do Generalíssimo Francisco Franco, a Portugal, em outubro de 1949 (cf. doc. associada).
Faz parte do altar portátil 1402/1 usado na decoração do compartimento adaptado a oratório no pavilhão D. Maria I, por ocasião desta visita ("Ao Serviço da República: Pavilhão D. Maria I. Residência dos Chefes de Estado em visita oficial a Portugal", Património em Foco nº1, Sintra, PSML, 2024, p.58).
Segundo ofício de António Ventura Porfírio, de 3 de fevereiro de 1950, dirigido ao Chefe da Repartição da Direção-Geral da Fazenda Pública, "o altar do sec. XVIII, e os 2 baixos relevos, completam o Oratório do Pavilhão" (cf. doc. associada).
Durante as décadas de 1950 e 1960, foi frequentemente emprestado ao Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1 de Queluz, para a realização de missas campais nos jardins do Palácio.
-
Incorporação: Transferida do Palácio Nacional da Ajuda. Nº 1 de 1951. Valor da avaliação: 12.000.00 (conj.)
-