Descrição: Desenho aguarelado representando o traçado urbano da vila de Aveiro e respectivo termo, nomeadamente as marinhas de sal e os terrenos agrícolas.
Em cima, ao centro, destaca-se uma cartela vegetalista com a legenda "Averten Civit. Planispher cum ipsius. Sub Vrbis", e sob esta a representação da escala em varas.
Uma legenda discriminada com a identificação dos vários edifícios surge do lado esquerdo da planta, inserida em dois rectângulos de dimensões diferentes. Ao centro do mapa, representação da rosa dos ventos.
Lado 2: Vista da vila de Aveiro, tendo por fundo a serra do Caramulo. Diversos edifícios assinalados por letras (de A a Q) são identificados por uma legenda localizada no canto inferior esquerdo. Destaca-se do lado inferior direito da peça uma cartela vegetalista com o título "Aveirense Prospecto".
Incorporação: Proveniência desconhecida
Bibliografia
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
AMORIM, Inês. "La Barra y los puertos de la Ria de Aveiro 1808-1932, Archivo de la administratción del puerto de Aveiro/Portugal – Catálogo de la Exposición", Aveiro: APA-Administração do Porto de Aveiro, 2010
AMORIM, Inês. "Aveiro e sua Provedoria no século XVIII (1690-1814) - estudo económico de um espaço histórico". Coimbra: Comissão de Coordenação da Região Centro, 1997. 2 vols.
Exposições
Título “Cartografia antiga da cidade – núcleo de cartas do século XVIII” Local Centro Cultural e de Congressos de Aveiro