Altar de viagem
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1403/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Madeira
-
-
Dimensões (cm): Alt. 44 x Larg. 104 x Prof. 59
-
Descrição: Altar de viagem de forma rectangular, em madeira forrada a couro no exterior, veludo carmesim debruadao a galão de fio metálico dourado e damasco pérola no interior. Tampa com pintura representando a Última Ceia, no interior. Interior com alfaias religiosas necessárias às celebrações.
-
-
Origem/Historial: Integrou a relação de peças que, em 1950, foram transferidas do Palácio Nacional da Ajuda para o Palácio Nacional de Queluz e para a o Pavilhão D. Maria I, na sequência da visita do Generalíssimo Francisco Franco, a Portugal, em outubro de 1949 (cf. doc. associada).
Este altar portátil foi usado na decoração do compartimento adaptado a oratório no pavilhão D. Maria I, por ocasião desta visita ("Ao Serviço da República: Pavilhão D. Maria I. Residência dos Chefes de Estado em visita oficial a Portugal", Património em Foco nº1, Sintra, PSML, 2024, p.58).
Segundo ofício de António Ventura Porfírio, de 3 de fevereiro de 1950, dirigido ao Chefe da Repartição da Direção-Geral da Fazenda Pública, "o altar do sec. XVIII, e os 2 baixos relevos, completam o Oratório do Pavilhão" (cf. doc. associada).
Durante as décadas de 1950 e 1960, foi frequentemente emprestado ao Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1 de Queluz, para a realização de missas campais nos jardins do Palácio.
-
Incorporação: Transferido do Palácio Nacional da Ajuda, nº de ordem, 1 de 1951
-