Potes (2)
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 50
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16/17
-
Suporte: Porcelana branca
-
Técnica: Vidrado
-
Dimensões (cm): Alt. 42,5 x Diâm. 33
-
Descrição: 2 Grandes Potes de forma óvoide (guan), de colo curto, executado em porcelana branca com decoração azul-cobalto sob o vidrado (o azul, muito escuro, escorreu ligeiramente, misturando-se com o vidrado azulado).
A decoração é compartimentada em quatro grandes painéis brancos com peónias, lótus, crisântemos e ameixieira (as "Flores das Quatro Estações"), sobre fundo de suásticas separadas por bandas brancas entrecruzadas com cabeças de ruyi no centro e nas extremidades. No ombro, vêem-se quatro medalhões preenchidos com pêssegos, separados por encanastrado de suásticas. O colo, curto, é decorado com enrolamento clássico. O pé é rodeado por frisos de painéis de lótus, muito estlizados.
-
-
Origem/Historial: Fundo Antigo. Trata-se de um conjunto de peças provenientes das Coleções da Casa Real e que já se encontravam no Palácio de Queluz antes de 1934, uma vez que são mencionadas no Inventário dos Salvados (feito após o incêndio do Palácio, em Outubro de 1934).
O conjunto, proveniente do Convento de Santos o Novo integra as coleções da Casa Real a partir de 1895, ano da extinção deste importante Convento de Lisboa pertencente à Ordem Militar de Santiago da Espada.
Casa Real (Fundo Antigo);
N.º 434 do Convento de Santos o Novo (1895);
Nº 314 do Inventário dos Salvados (1934);
No Cadastro dos Bens do Domínio Público de 1941 tem o número de ordem 115.
-
Incorporação: Casa Real (Fundo Antigo);
N.º 434 do Convento de Santos o Novo (1895);
Nº 314 do Inventário dos Salvados (1934);
No Cadastro dos Bens do Domínio Público de 1941 tem o número de ordem 115 (Valor da avaliação: 700$00 - PNQ 50/1/2).
-
Bibliografia
- CAT. - Inventário do Palácio de Queluz - Colecção de Cerâmica. Lisboa: IPPAR, 2002
- KRAHL, Regina; HARRISON-HALL, Jessica - Ancient Chinese Trade Ceramics from the British Museum. Republic of China: National Museum of History, 1994
- PINTO DE MATOS, Maria Antónia - A Casa das Porcelanas. Cerâmica Chinesa da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. London: Philip Wilson Publishers, 1996