Descrição: Serviço de Jantar, Chá, Café e Chocolate, executado em porcelana branca com esmaltes da "família rosa" e ouro sobre o vidrado.
Os pratos e travessas apresentam abas recortadas contornadas a ouro, com reticulado em tons de rosa e pequenas flores. O fundo, limitado por cercadura de "pontas de lança" em tons vermelho-ferro e ouro, ostenta as Armas Reais semelhantes às que figuram nas primeiras moedas do reinado de D. José. Estas assentam sobre cr... Ver maisuz da Ordem de Malta, apenas perceptível, da qual D. Pedro foi o 16º Grão-Prior do Crato. Estes motivos decorativos repetem-se em todas as peças que constituem o serviço, associando-se muitas vezes à decoração incisa e em relevo que aparece em alguns objectos, nomeadamente o açucareiro, o bule, as terrinas e a molheira.
As terrinas, de forma rectangular, suportadas por pequeno pé inclinado para fora, são formadas por vários panos, sugeridos apenas por uma leve saliência moldada na pasta. As pegas do corpo representam cabeças de porco em relevo revestidas a ouro, e a pega da tampa uma flor em relevo.
A molheira é certamente copiada de uma peça de ourivesaria ocidental em forma de naveta, com as extremidades rematadas por grandes volutas, uma das quais com cavidade para a respectiva colher, cuja moldagem e tratamento cromático em tons vermelho-coral e beringela fazem lembrar a cauda de uma ave. A pega da tampa é constituída por uma alcachofra.
Origem/Historial: Porcelana de Encomenda Real de D. Pedro III.
Este Serviço, cujo modelo se inspira em modelos ocidentais, foi adquirido em 1755, conforme consta de um aditamento ao Inventário de Queluz de 1767 (vide Catálogo do Inventário de Cerâmica do Palácio Nacional de Queluz, págs.66,67 e 68, Bibliografia).
Existe no acervo do Palácio de Queluz um total de 123 peças.
Nº 4754 da Casa-Forte do Palácio das Necessidades
Incorporação: Veio da Casa-Forte do Palácio das Necessidades, por Despacho da Direcção-Geral
Bibliografia
BEURDELEY, Michel - Porcelaine de la Compagnie des Indes. Fribourg: Office du Livre, 1982
CASTRO, Nuno de - A Porcelana Chinesa e os Brasões do Império. Porto: Civilização, 1987
CAT. - Caminhos da Porcelana - Dinastias Ming e Qing. Lisboa: Fundação Oriente, 1998
CAT. - Do Tejo aos Mares da China - Uma epopeia portuguesa, Palácio Nacional de Queluz (9 de Março - 30 de Abril de 1992) e Musée des Arts Asiatiques (19 de Maio - 31 de Agosto de 1992). Paris: Réunion des Musées Nationaux, 1992
CAT. - Esplendores de Portugal - Cinco séculos de Arte, 1450 - 1950, Tokyo Fuji Art Museum. Tokyo: Tokyo Fuji Art Museum, 1999
CAT. - Inventário do Palácio de Queluz - Colecção de Cerâmica. Lisboa: IPPAR, 2002
CAT. - Triomphe du Baroque, Palais des Beaux-Arts (19 Septembre-29 Décembre 1991). Bruxelles: Europália 91, 1991