Escrivaninha
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5978
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Metais
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Latão fundido e cinzelado
-
Dimensões (cm): Alt. 23 x Larg. 21 x Diâm. 29
-
Descrição: Escrivaninha em latão fundido e cinzelado, constituída por bandeja, tinteiro com tampa, areeiro com tampa, dois recipientes para penas e campainha.
Bandeja oval recortada, fundo liso, rebordo ligeiramente elevado, quatro pés sendo dois soldados e dois fixos com sistema de porca e parafuso.
Areeiro circular composto por fundo, aba, crivo e tampa com pináculo de remate. Decoração simples com gravação de estreitos filetes.
Tinteiro circular composto por fundo, aba de encaixe para recipiente em vidro, e tampa. Decoração simples com gravação de estreitos filetes, idêntica à do areeiro.
Campainha composta por base central, com aba fixa ao tabuleiro e campânula com cabo curto e badalo. A decoração é idêntica à aplicada no restante conjunto.
Os dois suportes para penas têm base circular com aba elevada.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: "Número de ordem" – "1081"; "Descrição" - "Uma escrivaninha em metal amarelo, bandeja com quatro pés e dois castiçais, dois depósitos e campainha (nº 386)."; "Valor" - "100$00"; “Observações” – “Da Direcção Geral da Fazenda Pública, em 10-11-1940”.
-
Incorporação: Peça transferida da Direcção Geral da Fazenda Pública, segundo o "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32v, com o “Número de ordem” – “1081”.
-