Escrivaninha
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5979
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Metais
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Latão fundido e cinzelado
-
Dimensões (cm): Alt. 19 x Larg. 19 x Diâm. 24
-
Descrição: Escrivaninha em latão fundido e cinzelado, constituída por bandeja, dois tinteiros com tampa, areeiro com tampa, um recipiente para penas e suporte para canetas.
Bandeja - oval de chapa batida. É composta por duas peças: fundo e aba, ao fundo estão soldados quatro pés em forma de sapata.
Areeiro - Circular formado por cinco peças (encaixe, base, aba, crivo e tampa). A tampa tem dupla funcionalidade; para além de tampa como o nome indica é também uma campainha com pega em forma de lira. Ambas as peças são decoradas com um pequeno filete de folhas cinzeladas; o encaixe do areeiro é fixo à bandeja por parafusos e orelhas de lebre.
Tinteiros - São em número de dois. Circulares de chapa batida formados por três peças cada (fundo, aba soldados e tampa). A ornamentação é idêntica ao areeiro; são fixos à bandeja por sistema de parafusos e orelhas de lebre.
O suporte para penas é fixo pelo mesmo sistema que os tinteiros é relizado em duas peças fundo e bojo.
Suporte para canetas - É concebido por três peças; as pernas têm a aparência de hastes de veado, estas são fixas com parafusos e orelhas de lebre ao prato. A parte superior é fixa às pernas através de rebites e forma duas águias, sobre duas serpentes com as caudas entrelaçadas.
Este suporte pode ser posterior à restante peça.
-
-
Origem/Historial: Peça transferida da Direcção Geral da Fazenda Pública.
-
Incorporação: Proveniente da Direcção Geral da Fazenda Pública -
-