Armário
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2842
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 230 x Larg. 170 x Prof. 50
-
Descrição: Armário em madeira, formado por dois corpos guarnecidos por quatro portas com almofadas entalhadas com dobradiças de ferro à vista.
O corpo superior é ornamentado por motivos vegetalistas, nas zonas almofadadas das portas, a decoração varia entre o geométrico e o floral. A faixa central que separa os dois corpos é envolvida por dois frisos de folhagens entalhados.
O corpo inferior é decorado com desenhos geométricos esculpidos nas partes laterais, as portas apresentam nas almofadas motivos florais. Abaixo das portas temos um pequeno friso de tremidos que faz a separação para um grupo de três almofadas em forma de losangos, terminando com um friso de folhagens e pés circulares. As ilhargas têm como única decoração, os frisos mencionados que acompanham todo o móvel excepto nas costas, que é desprovido de total decoração.
Todo o interior do armário é isento de ornamentação; o corpo superior apresenta uma prateleira ao meio.
-
-
-
Incorporação: Adquirido a António Nunes (Coimbra).
-
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990