Contador
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2851
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 56 x Alt. 170 x Larg. 116
-
Descrição: Contador em madeira e metal dourado composto por uma caixa assente em pernas com bolachas, discos e tremidos.
A caixa é composta por quatro ordens formadas por nove gavetas, causando a ilusão de serem em número de doze - as duas ordens superiores são constituídas por gavetas individuais e a terceira e quarta ordem são compostas por três gavetas com frente duplas. Nas gavetas com face dupla apenas uma das entradas de fechadura é vazada. O topo do contador é rematado por um friso com cornija saliente decorado com motivo espinhado que se repete em redor das gavetas. A trempe, independente da caixa, apresenta um friso com remate espiralado. O corpo termina num saial recortado e vazado no qual figuram seres híbridos com bico de ave e caudas formadas por folhagem. As ilhargas possuem uma almofada central muito saliente decorada com losango. As costas são lisas.
As pernas combinam bolachas, discos e tremidos assentes em cubos que fazem a junção com o travejamento inferior, também com tremidos. Os pés são semicirculares.
As almofadas das gavetas são decoradas com espelhos em metal dourado rendilhado.
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo
-
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990