Armário
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2854
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 208 x Larg. 168 x Prof. 63
-
Descrição: Armário em madeira (carvalho) estruturado em dois corpos, com quatro portas e duas gavetas.
Todo o móvel é ornamentado por decoração vegetalista entalhada. Nas portas encontram-se almofadas de grandes proporções contornadas por frisos simples, no seu interior surgem folhagens relevadas; as almofadas inferiores são semelhantes à excepção das figuras híbridas que completam a decoração destas portas. O corpo superior é emoldurado por dois frisos revestidos de folhagens que se prolongam até às zonas laterais. A faixa central que separa os dois corpos dispõe de duas gavetas com puxador em forma de pingente (em metal), e de decoração idêntica ao restante móvel.
As ilhargas do armário têm como única decoração os frisos que se prolongam até esta zona. As costas são desprovidas de decoração. A peça assenta em três pés, em forma de carrancas todas elas com expressões diferentes.
As portas são fechadas por meio de fecho rotativo em madeira com cabeça de metal (corpo superior), e por trancas em madeira interiores (ambos os corpos). Todo o interior deste móvel é desprovido de decoração, no entanto o primeiro corpo possui duas prateleiras cortadas nos ângulos; e o inferior é reforçado por uma régua ao centro.
-
-
-
Incorporação: Adquirido a Pires Ferreira & Cª.
-
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990