Missal
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3670
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Espólio documental
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Pastas, revestidas a couro com ferros gravados a seco.
Guardas e cadernos solidários e cosidos entre si; nervos simples e assentes sobre os festos dos cadernos com fio de cosedura enrolado e entrançado.
Texto impresso.
-
Dimensões (cm): Alt. 29,5 x Larg. 23
-
Descrição: Missal. Encadernado em couro gravado. A obra é composta por vários capítulos; com texto em latim inserido numa esquadria de dois frisos pretos. Inexistência da folha de rosto. Primeiro capítulo com texto corrido a preto e vermelho. Nos restantes capítulos o texto encontra - se escrito a preto e vermelho, dividido em duas colunas, separadas por dois frisos pretos. As iniciais são a vermelho e as capitulares a preto, inseridas num quadrado, tendo como fundo gravuras de episódios religiosos, também a preto. Texto intercalado com tabelas dos dias dos Santos e cânticos de tetragrama vermelho e notações quadradas a preto. A paginação é realizada em numeração árabe e romana. Algumas folhas apresentam remates de página com motivos florais. Existem páginas que apresentam anotações na esquadria.
A esta obra foi acrescentado mais um corpo de texto. A folha de rosto apresenta uma gravura de S. Francisco a receber os estigmas. "Antuerpiae M. DCC. XLII " (Antuérpia 1742). Índice final (obra completa).
-
-
-
Incorporação: Fundo Antigo
-
Bibliografia
- PEIXEIRO, Horácio - Inventário dos Códices Iluminados até 1500: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 1994
- PEIXEIRO, Horácio - Missais Iluminados dos Séculos XIV e XV. Contribuição para o Estudo da Iluminura em Portugal. Lisboa: 1986