Cómoda
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2879
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 84,5 x Larg. 108 x Prof. 61
-
Descrição: Cómoda D. José, em pau-santo, com linhas bojudas (bombée).
O tampo em madeira, liso, recortado, apresenta friso embutido em tom mais claro.
O alçado frontal apresenta três gavetas com molduras de frisos embutidos em tom mais claro; ao centro fechaduras com escudetes; a ladear gualdras também com espelhos; estas ferragens são em metal dourado estilo Luís XVI (laços, folhas e túlipas).
Saial recortado e entalhado com motivos vegetalistas apresentando ao centro uma concha.
As ilhargas apresentam o mesmo tipo de friso do tampo e das gavetas; na zona inferior conchas em talha (uma de cada lado).
As pernas, galbadas, acompanham a linha curva da cómoda desde o tampo até ao chão; são entalhadas com motivos vegetalistas e concheados e terminam com pé de garra e bola.
Tardoz liso.
-
-
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 3, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “67”; "Descrição" - “Uma cómoda estilo Henrique II, em pau santo com embutidos, três gavetas grandes, cada uma com duas argolas e pendentes de metal, quatro pés em garra, tampo de madeira e obra de talha.2”; “Valor” – “1.750$00”.
-
Incorporação: Fundo Antigo
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990