Tapete
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3570
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 16/17
-
-
Técnica: Nó Persa
-
Dimensões (cm): Alt. 704 x Larg. 366
-
Descrição: Nó Persa. Campo com predominância do vermelho (cor de fundo) e amarelo. É composto apenas por motivos vegetalistas. Ao centro estão quatro medalhões, agrupados dois a dois repetindo-se simetricamente. Todo o campo apresenta medalhões, na sua maioria em forma de palma persa. Entre os medalhões entrelaçam-se gavinhas com flores simbolizando a duração e a repetição da vida.
Cercadura: composta por uma guarda e uma faixa muito larga, com fundo azul escuro. Aqui repetem-se os motivos do campo, medalhões adornados por folhas de lança com arabesco, também estes típicos da Pérsia (em tons de vermelho, amarelo, azul, verde e marfim). A guarda apresenta cor dominante amarela com uma fita ondulada verde.
-
-
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 26v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “780”; "Descrição" - “Um tapete persa a que faltam as barras nas duas extremidades (7,05x3,66)”; “Valor” – “100.000$00”; “Observações” – “Vindo do Palácio Nacional da Ajuda em 21-4-1939”.
-
Incorporação: Proveniente do Palácio Nacional da Ajuda
-
Centro de Fabrico: Pérsia - Herat
Bibliografia
- ASCHENBRENNER, Erich - Oriental Rugs, vol.2, Persian. Suffolk: Antique Collectors' Club, 1993
- BENNETT, Ian - Rugs and Carpets of the World. Londres: Grange Books, 1996