Armário
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3096
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 244 x Larg. 154 x Prof. 54
-
Descrição: Armário - louceiro em madeira (sucupira e pau - santo?), estruturado em dois corpos, com quatro portas e duas gavetas.
Entablamento com cornija estriada de frente quebrada; o friso é decorado por arcarias entalhadas e volutas em forma de folhas de videira. Nas portas encontram-se almofadas de grandes proporções emolduradas por tremidos e denticulados. A faixa central que separa os dois corpos dispõe de duas grandes gavetas com molduras espinhadas; estas são enquadradas por dois frisos (superior e inferior) que se prolongam até às ilhargas. O corpo inferior é idêntico ao superior terminando numa base lisa, com pés quadrangulares. Toda a zona lateral do corpo central é ornamentada por talha representando motivos vegetalistas e animais (parras, uvas e pássaros).
Todas as fechaduras apresentam escudetes rendilhados em metal dourado.
As portas do lado esquerdo (superior e inferior) são accionadas pelo interior com fechaduras em metal.
O corpo superior apresenta no seu interior duas prateleiras de ângulos salientes com balaústres (em forma de bilros); o corpo inferior apresenta uma prateleira ao centro. As costas são lisas; móvel destinado a estar encostado.
-
-
-
Incorporação: Adquirido a Alfredo Ramos - Porto
-
Centro de Fabrico: Portugal?
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990