Arca
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3100
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 103 x Larg. 200 x Prof. 76
-
Descrição: De forma paralelepipédica lisa, apresenta os emalhetados em cauda de andorinha; fundo pregado.
O tampo de dimensões superiores ao fundo, assenta sobre uma régua e é suportado por três gonzos, cobertos por cabeças de ferro, que se repetem ao centro na zona da fechadura.
O corpo está colocado sobre uma base, dividida em duas gavetas e rematada com esquadrias, na qual encaixam quatro pés circulares.
A face frontal é decorada com três almofadas em forma de losango, emolduradas por frisos vários; apresentam espelhos ricamente trabalhados, o central com fechadura e os outros dois com entradas falsas. Um friso estriado faz a transição para a parte inferior da arca composta por duas gavetas com frente dupla; são decoradas com quatro almofadas emolduradas por frisos múltiplos e ornamentadas por espelhos com gualdras. A dividir as almofadas encontram-se dois espelhos rendilhados colocados na vertical a que correspondem as entradas de fechadura. Entre as gavetas e nos ângulos três almofadas verticais com espelhos rendilhados.
As ilhargas apresentam uma almofada em forma de losango estruturando-se a parte inferior com duas almofadas; entre estas e nos ângulos surgem espelhos idênticos aos da face frontal. As costas deste móvel de encostar são lisas.
-
-
-
Incorporação: Adquirido a Eduardo de Freitas Ribeiro (Penafiel)
-
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990