Descrição: Arca em madeira acharoada sobre trempe. De forma paralelepipédica lisa, apresenta os emalhetados em cauda de andorinha. Fundo pregado.
Madeira acharoada a negro com decoração figurativa e vegetalista a policromia e ouro, apresentando ao centro um brasão não identificado.
As ilhargas com decoração idêntica ao alçado frontal, possuem gualdras.
O tampo, ligeiramente abaulado, é suportado por quatro gonzos cinzelados. Os dois fechos são igualmente cinzelados, encaixando em espelhos cordiformes rendilhados. No seu prolongamento, na junção do alçado frontal com o fundo, aplicações em metal cinzelado.
Os cantos da arca são reforçados por aplicações em metal cinzelado.
O interior da arca não possui qualquer divisão sendo pintado num tom avermelhado.
Assenta numa trempe em talha policromada com motivos florais em tons idênticos aos da arca; pernas em forma de cabriola, formando carrancas nos ângulos e pés de bola com garra. A base pode não ser coeva, mas foi, certamente, executada para esta arca.
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 29, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “876”; "Descrição" - “Um baú do Oriente, acharoado, com base”; “Valor” – “2.500$00”; “Observações” – “Comprado a Bento, Silva & Pinto”.
Incorporação: Adquirido a Bento Silva e Pinto.
Bibliografia
FEDUCHI - El Mueble Español: Ediciones Poligrafa, S.A., 1969
MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
PIVA, Domenico - Mobilier, Le Monde Fascinant des Antiquaires. Paris: Celiv, 1996