Colcha
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5797
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Linho ou algodão.
Seda no forro.
-
Técnica: Bordado executado com pontos lançado, pé de flor e matiz.
-
Dimensões (cm): Alt. 310 x Larg. 265
-
Descrição: Colcha Oriental, de algodão ou linho, com rede de pesponto muito miúdo, bordada predominantemente com pontos lançado, matiz e pé de flor, a seda, em tons de verde, vermelho, amarelo, turquesa, castanho e fio prata.
Campo com motivos florais coloridos de cravos com corolas abertas sobre fundo preenchido a fio de prata. Ao centro medalhão circular contendo uma cabeça de ave e três flores em botão. Cantos com pequenas albarradas.
Cercadura com três barras. A barra central com fundo preenchido a fio de prata tem uma decoração idêntica à do campo. A barra interior, mais estreita, é composta com um motivo geométrico periforme que se repete na sua totalidade. A barra exterior é decorada com motivo floral e arcaria de volta perfeita, e é rematada por fragmentos que testemunham a existência de um galão prateado com franjas.
A peça tem um forro amarelo de seda chinesa adamascada, onde se verifica, numa das extremidades laterais, a aplicação de colchetes metálicos, para suspensão.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 30, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” - "933"; "Descrição" - “Uma colcha persa, matis e preto”; "Valor" - "4.000.00"; "Observações" - "Comprada a Ernesto de Seixas".
-
Incorporação: Adquirida a Ernesto Seixas.
-
Centro de Fabrico: Índia(?)
Bibliografia
- Importante Leilão Colecção Comandante Ernesto Vilhena. Lisboa: Leiria & Nascimento, 1994