Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2903
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Entalhada, torneada, incisa, dourada e estofada.
-
Dimensões (cm): Alt. 85,5 x Larg. 64,5 x Prof. 49 - total
-
Descrição: Cadeira de braços em faia dourada com o assento estofado e forrado em veludo fixo por pregaria miúda, de calote esférica, em latão.
Espaldar baixo, rectangular, recortado, entalhado e vazado, com composição assimétrica, idêntica à executada nos suportes dos braços, e incisões rectilíneas que se repetem por toda a peça.
Cachaço composto por medalhão central entrelaçado em forma de "8", decorado com incisão de elemento vegetalista de cadeia de pequenas folhas e flores, ladeado por duas volutas longilíneas.
Tabela rectangular recortada com formato trapezoidal assimétrico e composição incisa decorada com um pássaro pousado num ramo florido.
Contra-cachaço com voluta, estilizada, aplicada assimetricamente.
Os montantes verticais do espaldar são rematados por pináculos.
Os braços são rectos e têm apoios que se prolongam pelas pernas dianteiras, em forma de sabre e secção circular interrompida por formas prismáticas.
As quatro travessas de ligação das pernas são decoradas com pontuais elementos anelares e têm secção circular.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 4v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “109”; "Descrição" - “Uma cadeira em madeira dourada, costas e braços recortados, pés torneados, assento forrado de riço.”;"Valor" - "1.500$00"
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-