Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2930
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Couro lavrado.
Madeira entalhada - vazada e recortada.
-
Dimensões (cm): Alt. 120 x Larg. 55 x Prof. 47- total
-
Descrição: Cadeira em madeira de castanho, com assento e costas em couro lavrado, fixo por pregaria grossa de latão amarelo em forma de calote esférica. O encosto tem cachaço recortado e contra-cachaço recto, encontrando-se bastante afastado do assento. Os montantes que suportam o encosto são rematados por pináculos e apresentam duas estreitas incisões em linha recta, que se repetem nas pernas anteriores e nas travessas. Assento de forma trapezoidal e pernas rectas. Testeira recortada, vazada e entalhada em forma de SS entrelaçados. Pés em forma de bola achatada. O couro do encosto apresenta um motivo central de águia bicéfala, circundada por fitas e concheados ao gosto rocaille e moldura com decoração vegetalista. O couro do assento apresenta um motivo central vegetalista e uma moldura idêntica à do encosto.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 29v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “891”; "Descrição" - “Seis cadeiras altas de espaldar”; "Valor" - "5.000$00"; “Observações” – “Comprada a Alfredo Ramos”.
-
Incorporação: Adquirida a Alfredo Ramos. Faz parte de um conjunto de seis cadeiras, segundo o "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública.
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário Artístico Português. Porto: Marques de Abreu, 1924
- PINTO, A. Cardoso - Cadeiras Portuguesas. Lisboa: Autor, 1952