Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2979
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 154 x Larg. 75,5 x Prof. 63 -total
-
Descrição: Cadeira com braços, em pau-santo, com espaldar, assento e apoios de braços estofados, cobertos de damasco encarnado.
Com espaldar rectangular, ao alto, com moldura entalhada, recortada com arestas reentrantes que se expandem ligeiramente na zona do cachaço.
O cachaço é profusamente decorado, vazado e entalhado assimetricamente com volutas, folhagens, flores e concheados tendo no centro uma cartela com espigas e parras com uvas entrelaçadas e no topo um feixe de plumas.
Os braços ligeiramente encurvados são decorados com folhas de acanto.
O assento em forma trapezoidal tem os cantos arredondados e o aro ondulante entalhado nas ilhargas e na frente com folhagens, flores e feixe de plumas a formar um pequeno saial.
As pernas dianteiras com joelhos entalhados, decorados com folhas de acanto.
Pés em cachimbo assentes sobre bolachas.
-
-
Origem/Historial: No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 1.v, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “23”; "Descrição" - “Uma cadeira de espaldar, com muita obra de talha, assento, costas e braços forrados de veludo vermelho lavrado.”; “Valor” – “1.500$00”.
Esta peça faz parte de um conjunto de cadeiras executadas para a inauguração da estátua equestre de D. José.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
-
Bibliografia
- PINTO, A. Cardoso - Cadeiras Portuguesas. Lisboa: Autor, 1952