Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2868
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Madeira entalhada,vazada e torneada. Encaixes de furo e respiga reforçados com cavilhas de madeira.
Couro lavrado. Latão moldado nos elementos de fixação.
-
Dimensões (cm): Alt. 136 x Larg. 54 x Prof. 45,5 - total
-
Descrição: Cadeira em madeira de nogueira, com assento e espaldar em couro lavrado fixo por pregaria grossa de latão em forma de calote esférica.
Espaldar alto, recortado no cachaço e contra-cachaço. O desenho do couro do espaldar apresenta uma cartela onde se insere uma figura feminina, segurando na mão uma ave e na outra um ramo de flores. A cartela é encimada por um vaso de flores, rodeada por decoração vegetalista, meninos e aves. Os montantes verticais que suportam o espaldar fazem uma ligeira flexão para o exterior a partir do assento e são encimados por pináculos em latão.
O assento de forma trapezoidal é revestido igualmente por couro lavrado com uma composição vegetalista em torno de um florão central.
Testeira larga, recortada e vazada em forma de canga com concha.
As pernas dianteiras e as travessas laterais são torneadas alternando formas periformes com paralelogramos de cantos boleados. Pés dianteiros em forma de bola achatada e traseiros de secção quadrangular, com ligeira flexão para o exterior.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 31v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1025”; "Descrição" - “Dezassete cadeiras de couro, D. João V – 4 no quarto de cama de S.M.R.”; "Valor" - "1700$00"; “Observações” – “ [Transferidas] Do Palácio Nacional da Pena em 12-8-1940”.
-
Incorporação: Proveniente do Palácio Nacional da Pena.
-
Bibliografia
- PINTO, A. Cardoso - Cadeiras Portuguesas. Lisboa: Autor, 1952