Colcha
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5757
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Linho e algodão.
-
Técnica: Bordado executado a ponto matiz e cheio
-
Dimensões (cm): Alt. 235 x Larg. 200
-
Descrição: Colcha em linho cor de marfim bordada predominantemente com pontos matiz e cheio, a fios de seda em tons de amarelo, azul, verde, cor-de-rosa, vermelho e branco.
Composição simétrica, segundo um eixo longitudinal com medalhão central circular tendo ao centro dois pavões de perfil, afrontados, rodeados por duas faixas concêntricas, decoradas com pares de papagaios e flores, separadas por estreitas tarjas de motivo floral encadeado.
Campo preenchido por enrolamento vegetalista com folhagem, em voluta, contendo dois tipos de flores alternadas, com corolas abertas, pássaros - com predominância de papagaios – e borboletas.
Cantos em quadrante circular desenvolvendo-se em bandas e tarjas com decoração idêntica às do centro a partir do ângulo decorado com flor de corola aberta.
Todo o campo é delimitado por tarja com motivo ondulado vegetalista contendo folhagem, flor de corola amarela e botão.
Barras laterais longitudinais com decoração idêntica à do campo, com enrolamento vegetalista com folhagem, em voluta, contendo dois tipos de flores alternadas - diferentes das do campo - com corolas abertas.
A colcha apresenta forro com barra de sustentação.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 28v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem”- "811"; ; "Descrição" - “Uma colcha persa de linho bordada a matis”;"Valor" - "1300$00"; "Observações" - "[Transferida] Da Casa Forte das Necessidades de 1939".
-
Incorporação: Proveniente do Palácio Nacional das Necessidades
-
Centro de Fabrico: Índia