Armário
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3105
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1622
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 206 x Larg. 146 x Prof. 60
-
Descrição: Armário em madeira de carvalho e ferro, estruturado em dois corpos, com quatro portas e duas gavetas.
No topo, cornija estriada, sob esta um friso em talha tendo no centro um açafate com frutas envolvido por folhagens. Nas portas, almofadas de grandes proporções contornadas por frisos simples; no seu interior, folhagens entalhadas, tendo ao centro pontas de diamantes em madeira mais escura. A ornamentação deste primeiro corpo é finalizada por três pilares trabalhados com capitéis jónicos no topo. A separação dos dois corpos é feita através de um plinto arredondado (que se prolonga às ilhargas). As almofadas inferiores são semelhantes às superiores, excepto no número de molduras, apresentado cada porta duas (num total de quatro). Na base surge uma gaveta, com gualdras (pegas) em ferro; no centro das almofadas, uma datação entalhada: ANNO - 1622.
A decoração deste corpo inferior é rematado por três leões que sustentam três pilastras adossadas. Os pés são esféricos e em número de cinco.
As ilhargas são ornamentados por três molduras com frisos estriados.
O corpo superior apresenta no seu interior uma prateleira e divisória ao centro; o corpo inferior é idêntico, excepto na ausência de divisória central. As fechaduras são em metal, sem escudetes. A porta inferior do lado esquerdo é accionada pelo interior com fechadura em metal. As costas são lisas.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 27, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “789”; "Descrição" - “Um armário holandês (século XVII) com obra de talha finamente trabalhada; base com gaveta, parte superior com armário e cimalha (2.18x1.48)”; "Valor" – "8.000$00"; “Observações” – “Vindo do Palácio Nacional da Ajuda em 21-04-1939”.
-
Incorporação: Proveniente do Palácio Nacional da Ajuda.
-
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990