Talha
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS162
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Torneada na roda de oleiro com cozedura invertida; vidrada internamente com branco de estanho e externamente com verde cobre (óxido de cobre). Policromia "marmoreada" com óxidos corantes de branco de estanho e verde cobre. Flores e asas moldadas e aplicadas.
-
Dimensões (cm): Alt. 28 x Larg. 22 x Diâm. Bordo - 12; Base - 10
-
Descrição: Talha em faiança, torneada na roda de oleiro com cozedura invertida; vidrada internamente com branco de estanho e externamente com verde cobre (óxido de cobre). Policromia "marmoreada" com óxidos corantes de branco de estanho e verde cobre, imitando o marmoreado das peças italianas da segunda metade do século XVI, provenientes da cidade de Pisa.
Decoração relevada (moldada e aplicada), apresentando elementos fitomórficos de inspiração gótica. Na parte superior do bojo encontram - se quatro asas, sob as mesmas pequenas flores; a restante superfície do bojo é ornamentada por flores.
-
-
Origem/Historial: Coleções Reais (fundo antigo)
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio2v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “54”; "Descrição" - “ Um pequeno pote em louça do Rato, quatro asas encordoadas e quatro rosetas.”
-
Incorporação: Coleções Reais (fundo antigo)
-
Bibliografia
- QUEIRÓS, José - Cerâmica Portuguesa e outros estudos. Lisboa: Editorial Presença, 1987
- QUEIRÓS, José - Cerâmica Portuguesa. Aveiro, José Ribeiro Editor e Livraria: Estante Editora, 1987
- SANDÃO, Arthur de - Faiança Portuguesa - Século XVIII e XIX. Barcelos: Livraria Civilização, 1983
- TRINDADE, Rui André Alves - Mestrado em História de Arte - " Revestimentos cerâmicos portugueses. Meados do século XIV à primeira metade do século XVI". Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, Julho de 2000