Natividade
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3610
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 16/17
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo sobre madeira
-
Dimensões (cm): Alt. 38 x Larg. 49
-
Descrição: Representação de uma Natividade e adoração dos pastores. Ao centro da composição, está representada a Virgem, à esquerda do Menino, coberta com um manto azul e S. José, à direita, coberto com um manto vermelho. Atrás de S. José vê-se a cabeça do burro a sair do estábulo. Deitado num lençol branco, sobre a manjedoura, está o Menino com uma auréola radiosa. Em redor do Menino estão os pastores; à direita, ajoelha-se um homem que poisa a mão no ...
Ver maisombro de um rapaz que segura um cesto e uma roca. Por trás dele, vários pastores com oferendas e um cão. Alguns com instrumentos musicais.Do lado esquerdo, ajoelha - se um homem de vestes amarelas, atrás do qual se vê uma vaca. No chão, junto dele, em primeiro plano, uma galinha morta, uma cesta de ovos e um cajado. Por trás dele, mais pastores, um com uma pandeireta, outro com uma broa e um queijo, e o estábulo.
No céu, sobre a cena do presépio, uma nuvem alberga quatro anjos; um toca uma harpa, outro uma flauta e os outros dois entoam cânticos segurando um livro. No canto superior direito, envolto em luz, está um anjo iluminado todo branco que dá a notícia do Nascimento de Jesus a um pastor ladeado por ovelhas. Ao fundo, do lado direito, uma cabana.
Fechar
-
-
-
Incorporação: desconhecido (Fundo antigo)
-
Centro de Fabrico: Antuérpia