Arca
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2965
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 72 x Larg. 129 x Prof. 72
-
Descrição: Arca de madeira e ferragens em ferro. De forma paralelepipédica apresenta os alçados ligados entre si por emalhetados em cauda de andorinha. O tampo, com bordo ligeiramente arredondado e dimensões superiores ao fundo, assenta sobre uma régua e é suportado por cinco argolas com gancho.
Apresenta no alçado frontal fechadura dupla, em elipse, com batente e escudete trabalhados em ferro; ainda nesta zona oito gonzos em ferro e ao longo dos malhetes pregaria em metal trabalhada.
As ilhargas têm gualdras com escudetes trabalhados em ferro.
A zona de inserção dos alçados com as ilhargas apresenta gonzos em ferro (num total de dois por aresta) e pregaria em metal trabalhado.
As costas como o interior da arca não apresentam qualquer tipo de decoração.
O corpo assenta sobre quatro pés em forma de bolacha.
A decoração deste móvel é feita por ferragens de dupla utilização (funcional e decorativa).
Esta arca pertence provavelmente à tipologia das arcas de transporte provenientes da Índia, conhecidas como "arcas de Angelim".
-
-
-
Incorporação: Adquirida a Barjona de Freitas.
-
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990