Mesa
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS2974
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 86 x Larg. 73
-
Descrição: Mesa em madeira e mármore.
O tampo é em mármore trabalhado formando mosaicos e apresentando uma composição figurativa cuja leitura deve ser feita na vertical: de baixo para cima encontra-se um vaso com o bojo mais largo do que a base com uma carranca; no centro encontra-se uma estrutura em forma de fonte com repuxo, à qual estão encostadas duas crianças envoltas em panejamento vermelho e que suportam nos ombros uma circunferência com um ramo com três flores ao centro. A ladear o topo da circunferência encontram-se dois anjos que seguram o enrolamento de um arranjo vegetalista; nesse enrolamento surgem dois rostos híbridos. Entre as folhas superiores e inferiores do ramo vegetalista encontram-se mais dois anjos. Toda a composição que ladeia estas figuras, e a circunferência, é de natureza vegetalista e floral com cabeças de leão e aves. Na parte inferior da composição surgem dois leões.
A estrutura em madeira aparenta ser posterior, não só pelo tipo de decoração, mas também pela orientação do tampo que poderá ter sido reaproveitado (de frontal de altar?).
Apresenta um rebordo com folhagem em redor do tampo e uma cintura lisa, que se prolonga nos ângulos, ornamentados com um motivo floral. Nas faces frontais, encaixando na cintura, um avental com um medalhão central encimado por folhagem que cobre a própria cintura; do medalhão para os ângulos parte uma composição com flores e enrolamentos. Nas faces laterais, novo avental todo ele com motivos florais e vegetalistas; parte directamente da cintura sem a cobrir. As pernas são em talha profusamente trabalhada terminando em voluta e assentando em pés de bola com garras; o travejamento em forma de X insere-se na própria perna da mesa formando a parte final da mesma, ou seja a curva da voluta; é também ricamente trabalhado e possui ao centro um ornamento em forma de alcachofra.
-
-
-
Incorporação: Coleções Reais (fundo antigo)
-
Centro de Fabrico: (Portugal? / Itália?)
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990