Descrição: Contador em madeira (pau-santo, pau-rosa?), marfim e metal dourado, composto por uma caixa assente numa trempe.
A caixa é composta por seis ordens formadas por doze gavetas e uma porta central.
As gavetas são decoradas por almofadas ligeiramente salientes com paisagens de jardins chineses (figuras humanas, flora, pontes e pagodes); toda esta composição é realizada em embutidos de madeiras exóticas e marfim. A porta central tem o mesmo tipo de decoração (o seu interior é amplo e isento de gavetas).
As ilhargas apresentam duas grandes almofadas salientes com gualdras com escudetes recortados e cinzelados em metal dourado. Os quatro ângulos deste corpo superior são guarnecidos de ferragens douradas trabalhadas.
A trempe apresenta um tampo rectangular vazado ao centro. O saial é também vazado e entalhado com motivos vegetalistas. A trempe assenta sobre quatro pernas em forma de pilares trabalhados com travejamento inferior rectangular ornamentado em talha, com motivos florais e vegetalistas. O móvel é suportado por quatro pés em forma de volutas estriadas.
As costas são desprovidas de decoração.
Incorporação: Fundo Antigo
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
TÁVORA, Bernardo ,Ferrão - Mobiliário Português - India e Japão. Porto: Lello & Irmãos, 1990