Contador
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS3039
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 148 x Larg. 109,5 x Prof. 46,5
-
Descrição: Contador - escritório em estilo filipino, composto por dois corpos.
O corpo superior funciona como um escritório com tampo rebatível decorado com decoração embutida de marfim com duas molduras, formadas por quatro L de friso duplo, no centro surgem dois losangos também de frisos duplos e no centro destes duas circunferências, aparecendo mais uma a meio das duas molduras; são decoradas com desenhos geométricos a preto. Os losangos são ainda rematados nas pontas por pequenos círculos. O tampo não sobressai do cofre, encaixando no rebordo (armadura) exterior; a fechadura apresenta escudete em forma de losango.
As ilhargas possuem quatro L de friso duplo formando uma moldura em embutidos de marfim; no centro gualdras em metal.
A parte inferior do móvel é um corpo independente, do qual saem duas peças (estiradores) arredondados que puxados para fora servem de apoio ao tampo. Estrutura-se num armário baixo com duas portas, decoradas com duas grandes almofadas de frisos duplos, nas quais se encontram mais duas almofadas de frisos duplos com losangos, com o mesmo tipo de friso; dentro destes, losangos mais pequenos com desenhos geométricos a preto. Toda a composição é realizada em embutidos de marfim. As ilhargas são constituídas por rectângulos e ao centro losangos, de frisos duplos em embutidos de marfim; (o seu interior é liso, tendo apenas uma prateleira central); as fechaduras apresentam escudetes iguais aos da parte superior do corpo.
A parte interior do primeiro corpo apresenta uma composição de quatro ordens com dez gavetas; as duas laterais inferiores e a central da segunda ordem, são de faces duplas; a central da terceira e quarta ordem é quadrupla formando um gavetão (dando a ilusão de no total existirem dezasseis gavetas). São decoradas da mesma forma que a parte exterior do móvel (triângulos com losangos ao centro e puxadores de metal em forma de pigentes). O móvel encontra-se assente em pés quadrangulares. As costas são lisas; peça destinada a estar encostada.
-
-
-
Incorporação: Adquirido no Salão de Antigidades.
-
Centro de Fabrico: Portugal / Espanha
Bibliografia
- MONTENEGRO, Riccardo - Guia de História do Mobiliário . Os Estilos de Mobiliário do Renascimento aos Anos Cinquenta .. Lisboa: Editorial Presença, 1995
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo , Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga séc. XV- XIX. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1985 -1987
- TÁVORA, Bernardo Ferrão - Mobiliário Português: Lello & Irmãos, 1990