Técnica: Impressão fotográfica; prova em papel de impressão por escurecimento directo com colódio.
Dimensões (cm): Alt. 40 x Larg. 38
Descrição: Fotografia da Sala dos Cisnes no século XIX (ou inícios do século XX) tirada da entrada da Sala dos Archeiros para a porta que dá para o Eirado da Audiência. Em primeiro plano, do lado esquerdo, encontram-se duas cadeiras, de tom claro, com o tampo em palhinha e atrás destas uma coluna salomónica, decorada com motivos vegetalistas (cachos de uva) e encimada por um capitel coríntio; está assente sobre uma peanha trabalhada no topo e base e formando uma moldura com decoração, central em relevo, nos quatro lados. Parcialmente encoberto pela coluna, um biombo com o corpo central mais elevado e rematado por um frontão; a decorar este corpo encontram-se expostas fotografias da Família Real.
Do lado direito, em primeiro plano, vê-se um bufete com oitos almofadas (gavetas) e decoração com ferragens; as pernas estruturam-se em forma de bolachas achatadas e assentam em travejamento rectangular em espiral, sendo os pés em forma de bolachas achatadas com ferragens. Sobre este, de costas para o observador, encontra-se uma estátua em bronze (?) representando uma figura masculina e uma figura feminina do século XVIII; da sua base surge um candeeiro.
Atrás do bufete, encontram-se vários objectos dispersos, destacando-se móveis de assento, panejamentos bordados, uma mesa de bilhar inclinada, uma armadura, uma peanha, sobre a qual está uma talha francesa e uma coluna salomónica com uma esfera armilar no topo; atrás da coluna, encostado à parede, vê-se um armário em madeira ricamente trabalhada com um pote em cima e ao lado uma coluna com um pote chinês.
Do lado oposto, encontra-se uma mesa de três pés em voluta, com um castiçal e à esquerda desta, uma coluna salomónica sobre uma mesa; através da porta aberta, vê-se uma cadeira com espaldar vazado.
Do lado esquerdo, junto à porta, está pendurado o retrato de Paola Visconti. Sobre a porta, a bandeira da monarquia, com o escudo real por cima. Ligeiramente abaixo, está o retrato de Filósofo (da oficina a Ribera). Na parede lateral direita, encontra-se uma lanterna, com braço em ferro, trabalhado com motivos vegetalistas.
Do tecto pendem dois candeeiros com vários braços que ainda hoje se encontram nesta sala.
O chão é coberto por uma carpete lisa de tom claro.
Incorporação: Fundo Antigo
Bibliografia
NOBRE, Eduardo - "Família Real Álbum de Fotografias. Lisboa: Quimera, 2002
PAVÃO, Luís - "Conservação de colecções de fotografia"
REILLY, M. James - " 19 Century Photographie Prints": 1986
SABUGOSA, Conde de - Paço de Sintra. Lisboa: Imprensa Nacional, 1903
SILVA, José Custódio Vieira - "Paços Medievais Portugueses". Lisboa: IPPAR