Sagrada Família

  • Museu: Palácio Nacional de Sintra
  • Nº de Inventário: PNS3626
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 18/19
  • Técnica: Baixo relevo
  • Dimensões (cm): Alt. 39 x Larg. 49 x Prof. 6,5
  • Descrição: Medalhão elíptico representando, em baixo relevo, a Sagrada Família ou Repouso na Fuga para o Egipto. Ao centro da composição a Virgem está representada com o corpo torcido para a direita. Encontra-se sentada; embora não seja visível o seu assento, pode-se deduzir que seja uma rocha ou outro elemento natural, pois o chão apresenta pequenos tufos de vegetação. A cabeça está coberta por um manto e o corpo tapado por vestes que lhe chegam aos pés, deixando ver os dedos. Com o braço direito segura um panejamento com o qual parece tapar o Menino Jesus e com a sua mão esquerda segura a mão do Menino que, despido, dorme recostado contra o lado direito da mãe. Do lado esquerdo da Virgem está São José semi ajoelhado, em atitude de meditação. A cabeça apoia no braço direito dobrado no cotovelo. A mão esquerda segura um livro (?) que apoia na perna esquerda dobrada A perna direita está também flectida contra o chão. Variação de uma celebrada obra de Alessandro Algardi (Bolonha, 1598-Roma, 1654), cujo original desapareceu mas que se conhece um notabilíssimo sucesso e consequente número de cópias e/ou variações ao longo do século XVII e XVIII, realizadas sobretudo em bronze mas também em mármore, hoje dispersas por Itália, França, Inglaterra e Espanha.
  • Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 18., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “463”; "Descrição" - “Uma moldura oval em madeira dourada com um painel biscuit, representando a 'Família Sagrada'”; "Valor" - "300$00". Segundo a Drª Teresa Leonor Vale: O relevo marmóreo, cujo tema pode ser identificado como Sagrada Familia ou Repouso na Fuga para o Egipto, trata-se de mais uma variação de uma celebrada obra de Alessandro Algardi (Bolonha, 1598-Roma, 1654), cujo original desapareceu, mas do qual se conhece um notabilíssimo sucesso e consequente número de cópias e/ou variações ao longo do século XVII e XVIII, realizadas sobretudo em bronze mas também em mármore, hoje dispersas por Itália, França, Inglaterra e Espanha.
  • Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).

Exposições

  • A Encomenda Prodigiosa: da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista

    • Museu Nacional de Arte Antiga
    • 18/5/2013 a 29/9/2013
    • Exposição Física
  • De Roma para Lisboa: um álbum para o Rei Magnânimo

    • Museu de São Roque
    • 25/6/2015 a 29/11/2015
    • Exposição Física

Multimédia

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