Espada de oficial (músico)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 7/S
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
-
Técnica: Lâmina com decoração gravada. Liga de cobre fundida com decoração cinzelada e dourada. Latão dourado com decoração incisa. Prata recortada e cinzelada. Liga de cobre fundida, cinzelada e dourada. Couro cozido. Madeira trabalhada no torno.
-
Dimensões (cm): Comp. 90 x Larg. 11,5
-
Descrição: Peça constituída por espada, bainha, cinturão e respectiva pala.
Espada com punho de madeira torneado, com aplicação de fio dourado torcido nas zonas mais cavadas. Pomo em liga de cobre dourada remata a parte superior do punho, sendo este decorado na frente com a imagem de um cavaleiro em meio corpo, com as respectivas armas e escudo ("troféu de armas"). Extremidade inferior rematada por uma peça anelada no mesmo metal, decorada com pequenas folhas. A guarda, em forma de elipse recortada na zona de encaixe da lâmina, apresenta, junto ao perímetro, uma decoração com elementos vegetalistas assimétricos, destacando-se ao centro um emblema em prata correspondente à patente de oficial músico (lira de três cordas encimada por espada que sustenta as cordas) recortada e cinzelada. Um guarda-mão com decoração vegetalista une o copo ao pomo.
A lâmina, estreita, de duplo gume, apresenta decoração de elementos vegetalistas geometrizados. Os motivos inciam-se a cerca de 4,5 do copo e prolongam-se sensivelmente até meio da lâmina.
Bainha da espada em couro, com bocal e ponteira de latão dourado, ambas decoradas, apenas numa das faces, com delicados elementos vegetalistas. A meio do bocal, de recorte ondulado, destaca-se um elemento saliente em forma de escudo.
Cinto da espada em couro, com fivela rectangular em latão e 12 furos. Um talabarte, igualmente em couro, corre suspenso no cinto, tendo uma abertura frontal para suspender o bocal da bainha
-
-
-
Incorporação: Esta peça poderá fazer parte de um conjunto de mais de uma centena de peças doadas ao Museu de Aveiro em 1952 pelo Coronel - Médico António Nascimento Leitão.
-