Prato
-
Museu: Palácio Nacional da Pena
-
Nº de Inventário: PNP315
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor não identificado
-
Datação: 1662/1722
-
-
Técnica: Porcelana
-
Dimensões (cm): Alt. 6,7 x Larg. 40,5 x Prof. 40,5
-
Descrição: Prato de porcelana pintada, com abas a azul polvilhado com decoração de esmaltes da "família verde", e com oito reservas de fundo branco com representações florais, e com o mesmo motivo a dourado sobre o azul. No fundo apresenta também uma reserva octogonal de fundo branco, com paisagem oriental, representando um pagode, casas, árvores, nuvens e passáros.
-
-
Origem/Historial: Na sequência da implantação da república (1910), foi esta peça inventariada nos "Aposentos de D. Carlos" da zona conventual do Palácio das Necessidades, com o n.º 6198: "Um prato de porcelana polychroma da China, com rebordo a azul e ouro, interposto de medalhões com flores e no fundo uma paisagem. Marcado. Diametro quarenta centimentros". Classificada pela comissão de arrolamento como "de valor artístico" (Arquivo do PNA, Arrolame...
Ver maisnto do Palácio das Necessidades, vol. III). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferida para o da Pena. Fechar
-
Incorporação: Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena", datada de novembro de 1956, com o n.º 6198: "Um prato de porcelana da China, policromo, rebordo a azul e ouro, interposto medalhões com flores, no fundo paisagens. Diametro: 400mm" (Arquivo do PNP, Movimentação de objetos).
-
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
- COORD. CARNEIRO, José Manuel Martins - Porcelanas Orientais do Palácio Nacional da Pena. s.l.: Instituto Português do Património Cultural, s.d.