Canapé
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Museu: Palácio Nacional da Pena
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Nº de Inventário: PNP790
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Mobiliário
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Autor:
Autor não identificado
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Datação: Século 19
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Técnica: Torneado; Entalhado; Vazado; Estofado
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Dimensões (cm): Alt. 92 x Larg. 200 x Prof. 76
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Descrição: Canapé datado do século XIX com três lugares e assento estofado. Costas em madeira com treze colunas torneadas e espiraladas, encimadas por um friso de enrolamentos vazados com encordoados, superior e inferiormente. Este friso é por sua vez encimado por treze bilros, correspondentes a cada coluna. Os braços do canapé possuem por sua vez o mesmo tratamento das costas, elevando-se à mesma altura destas. Estão ligados por um prisma de intersecção integrado numa coluna mais robusta que as restantes encimada por uma peça torneada de esfera, bolacha e disco. A coluna do extremo do braço é semelhante à anterior. O braço possui para além destas, mais quatro colunas espiraladas encimadas pelo mesmo friso de enrolamentos vazados, encimado por quatro bilros, correspondentes a cada coluna. O assento de secção rectangular esta completamente estofado a veludo vermelho, com galões franjados da mesma cor, que partem da cintura, a toda a volta. Os três lugares são marcados por três almofadões que se dispõe sobre o assento ocultando as costas do objeto. Por último, o canapé assenta em quatro pés constituídos por duas bolachas. A decoração entalhada e de enrolamentos vazados, cria jogos de claro-escuro e ilusão de movimento continuo, acentuado pelo torneado das colunas e pernas, que reflete o gosto barroco do século XVII. O vermelho utilizado no estofo será a cor preferida ao longo de toda a centúria de Setecentos, tanto na cobertura dos estofos dos móveis de assento, como nos arranjos decorativos dos interiores das habitações.
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Origem/Historial: Esta peça encontrava-se já no palácio no tempo de D. Fernando II, como dá conta o "Inventario dos objectos existentes no Real Palacio da Pena" de 1860 como estando na 1ª Salla - Claro e escuro (Sala de visitas): f.6v - "1 Sofá de pau santo torneado com estofo, almofadas & de Ian encarnada, sendo 2 travesseiros e 4 almofadas" [Arquivo PDVV]. É posteriormente mudado para o quarto da rainha D. Amélia. Em Maio de 2014 volta novamente para a Sala de visitas onde se encontra em exposição.
O canapé foi restaurado em 2003, restauro no qual foram substituídos os galões franjados, antes dourados e hoje vermelhos. Em intervenções anteriores terão sido executadas algumas peças torneadas em outras madeiras que não o pau-santo.
Este canapé, juntamente com as 6 cadeiras, são também identificados como conjunto no Inventário Orfanológico de bens de D. Fernando II, com a verba n.º6190: "Uma marquesa (PNP790) de pau santo com costádos de colunna torcida fragmentos de camas, estufada de veludo carmezim, com tres almofadas; duas cadeiras de espaldar de braços (PNP788/4; PNP788/5), sendo as costas de colunnas em madeira torcida, pés torneados forrados de veludo carmezim; seis cadeiras eguaes sem braços (PNP788/1; PNP788/2; PNP788/3; PNP788/6), tudo feito de fragmentos de camas, marcados com o numero seiscentos noventa sette. Avaliado tudo na quantia de oitenta mil reis". (Móveis do Palácio da Pena em Cintra - Mobiliários que já existiam no dia 10 de Junho de 1869). [ANTT, Inventário Ofanológico de D. Fernando II]
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Incorporação: Coleções Reais, Palácio da Pena, 1910
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Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- MALLALIEU, Huon – História Ilustrada das Antiguidades. Nobel, Lisboa, 1999.
- PROENÇA, José António – Mobiliário da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa, 2002.
- PROENÇA, José António – Mobiliário da Casa Museu Condes de Castro Guimarães. Câmara Municipal de Cascais, Lisboa, 2009.
- PAIS et al – Guia Museu: Museu-escola de Artes Decorativas Portuguesas. Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa, 2001.
- DAMPIERRE, Florence de – Chairs: A History. Harry N. Abrams, New York, 2006.