Jarra
-
Museu: Palácio Nacional da Pena
-
Nº de Inventário: PNP195/2
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Porcelana branca modelada, pintada e vidrada
-
Dimensões (cm): Alt. 33,7 x Larg. 28 x Prof. 17
-
Descrição: Jarra em porcelana branca, com decoração polícroma. O corpo é de fundo verde na face frontal e atrás e salmão nas faces laterais. Na face frontal, de um dos lados tem uma reserva de fundo branco, com um ramo de flores variadas, polícromas. Do outro lado, apresenta elementos vegetalistas a dourado.
Lateralmente tem uma flôr com ramo e folhas a dourado. Entre a parte lateral e a frontal, apresenta um friso branco com volutas contornadas a dourado. O bordo é recortado, com um friso dourado, com volutas e uma concha de cada lado, ao centro. A jarra estreita para baixo, tem uma cinta dourada, e volta a alargar para formar o pé. O pé mantém os mesmos motivos decorativos do bojo, verde na frente e salmão dos lados, com volutas brancas e douradas e uma concha de cada lado, ao centro. A jarra está assente num plinto de secção rectangular, de fundo verde, com quatro pés em voluta, com contas a dourado. A parte lateral do plinto é salmão claro com flor dourada; na parte da frente, ao centro, apresenta um concheado de cada lado e volutas a dourado.
-
-
Origem/Historial: Corresponde provávelmente às peças citadas na "Relação dos móveis entrados no Palácio Nacional da Pena, no decurso do ano de 1939": "(...)42 - número 747- duas jarras francesas, porcelana, com flores pintadas (século XIX) adquiridas pelo Estado- 1.000$00;". [Arquivo PNP, Movimentação de Objectos]
-
Incorporação: Adquirido pelo Estado, proveniente da Repartição do Património da Direção Geral da Fazenda Pública.
-
Centro de Fabrico: França