Leiteira
-
Museu: Palácio Nacional da Pena
-
Nº de Inventário: PNP61/2
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido; (-)
Autor não identificado
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Porcelana branca modelada, pintada e vidrada
-
Dimensões (cm): Alt. 14,7 x Larg. 8,5 x Prof. 6,7
-
Descrição: Leiteira, em porcelana, de fundo branco, com decoração polícroma. Decoração a dourado, brilhante e mate, com barras e faixas de ornatos vegetalistas e império. Reserva oval, com vista polícroma de Paris, com legenda "St. Sulpice". A pega termina com elemento vegetalista. Sem vestígios de marcas.
-
-
Origem/Historial: Na sequência da implantação da república (1910), foi esta peça inventariada, com a restante do conjunto, na "Mantearia - Arrecadação" do Palácio das Necessidades, com o n.º 4870: "Um assucareiro e uma leiteira de porcelana branca e ouro, com medalhões representando monumentos de Paris. Assucareiro com defeito". Classificada pela comissão de arrolamento como de "valor artístico" (APNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. II). Deu então entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferida para o da Pena.
-
Incorporação: Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades, destinadas ao Palácio Nacional da Pena", datada de novembro de 1956, com o n.º 4958: "Um açucareiro, uma leiteira, porcelana branca e ouro com medalhões, representando monumentos de Paris; o açucareiro tem defeito". (Arquivo do PNP - Movimentação de Objetos).
-
Centro de Fabrico: França