Técnica: Bordado e pontos de ouro, com relevo, semi - matizado, cordãozinho, aplicação de pedraria e madrepérola.
Galão tecido, de fio laminado dourado, de diversas larguras, a debruar toda a peça e a marcar esquadria interna; três borlas de passemanaria na parte superior.
Dimensões (cm): Alt. 107 x Larg. 80,8
Descrição: Gremial em brocado de ouro e prata, tecido lavrado a fio de seda ( castanho, vermelho e roxo), aplicação de pedras, pequenos adornos em madrepérola. Ao centro uma cruz radiante de braços trilobados bordada em relevo a fio de ouro semi - matizado ( efeito de rede), entre os braços cinco raios em fio de ouro em cordão. Galão tecido, de fio laminado dourado, de diversas larguras, a debruar toda a peça e marcar esquadria interna; três cordões e bo... Ver maisrlas de passemanaria na parte superior.
"Estrutura compositiva de grande dimensão, onde são reconhecíveis elementos de influência claramente oriental, palmetas, grandes flores desgrenhadas, associadas a elementos ornamentais de raiz arquitectónica, e longas folhas ou plumas, dispostas em semeado. Aparentando uma implantação desordenada de motivos, respeita uma ordem geométrica alterada, e essa aparente desordem resulta apenas da própria composição irregular do motivo. Surge como exemplo dos tecidos designados por desenho "bizarro", produzidos predominantemente em Lyon mas também noutros centros como Veneza, no primeiro quartel do século XVIII, fruto do interesse despertado por peças de origem oriental. Referidos em todas as obras sobre tecidos como exemplo de um gosto algo insólito e bem delimitado no tempo, conhecem- se numerosíssimas variantes, precisamente pelas suas características de grande fantasia e liberdade". (Alarção, 1998)
Origem/Historial: Joaquim de Vasconcellos refere ter visto um conjunto de gremiais no Hospital Novo (Lamego), "primorosamente bordados, como ainda não vi de egual valor".(Vasconcellos, 1914-15).
Incorporação: (conventos extintos) Convento das Chagas em Lamego.
Liturgia do Olhar. Exposição de Paramentos litúrgicos dos séculos XVII, XVIII e XIX. Lamego: Museu de Lamego, 1996
SILVA, José Sidónio Meneses da - "O Mosteiro das Chagas de Lamego. Vivências, espaços e espólio litúrgico. 1588-1906" Dissertação de Mestrado de História da Arte em Portugal apresentada à F.L.U.P.. Porto,: texto policopiado, 1998
Exposições
Liturgia do Olhar. Paramentos Litúrgicos dos séculos XVII, XVIII e XIX