Inscrição votiva
-
Museu: Museu Nacional de Conímbriga
-
Nº de Inventário: A 104
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Epigrafia
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 2/3
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 10
-
Descrição: Parte superior e inferior de altar votivo. A parte inferior direita apresenta a seguinte inscrição: / R / ATI / SPO / EPI / 5 hedera hedera, para a qual é apresentado o seguinte texto. [dis magnis Matri deum] / [tria nomina do dedicante ... p]R[o] / [salute praen . nome ... Cri]SPO / [taurobolium perc]EPI / [hedera] [feliciter] hedera.
(Fouilles 1976)
Dois fragmentos de uma ara. Um deles é o topo da ara; apresenta dois rolos cilíndricos, enquandrando um tímpano triangular; a face anterior é decorada com uma roseta sexifólia gravada, inscrita num duplo círculo também gravado; a face posterior tem apenas um círculo gravado. O outro fragmento conserva o canto inferior direito de uma inscrição e parte da base moldurada. A inscrição é: ...../....AT.../....SPO/....EPI/. A seguir a AT há vestígios de uma letra que pode ser um E. A seguir a SPO e EPI não há lugar para outras linhas. Sob a inscrição vê-se uma folha de hera.
( 17 de Outubro de 1963 - Jorge Alarcão )
POROS - SALA G - O DOMÍNIO DOS DEUSES
G1 – Epígrafe
Calcário. Inv. A104**. Alt. 37 cm; larg. 18 cm; esp. 14 cm. Base alt. 55 cm; larg. 15 cm.
Dois fragmentos de um altar de calcário rosa, arbitrariamente montados, de que subsistem: 1 – o coroamento; sob um ressalto e de uma dupla moldura, enquadrando o campo epigráfico; fastigium triangular; toro direito decorado com rosácea circular de seis pétalas, gravada no interior de um duplo círculo. 2 – a parte inferior direita, com o que resta do campo epigráfico e do seu envasamento.
Campo epigráfico reduzido à superfície interior do fuste: 8,8 x 5,9 cm. R / ATI / SPO / EPI / 5 hedera
****ETIENNE; FABRE; LEVÊQUE = FOUILLES DE CONIMBRIGA, II, 1976, 44-45/22, Planche VI.
-
-
Origem/Historial: Escavações Antigas, anteriores a 1962
-
Incorporação: Escavações
-
Bibliografia
- ETIENNE, R.; FABRE G. et LÉVÊQUE, Pierre et Monique - Epigraphie et Sculpture, " Fouilles de Conimbriga", II. Paris: Boccard, 1976