Dalmática
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 309
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: Lampasso (?) ou variante de brocatel, decoração obtida por tramas de seda amarelas e brancas e fio de fieira duplo. Tramas de fundo em linho.
Galão tecido franjado, de fio de seda e fio laminado dourado com alma de seda amarela
-
Dimensões (cm): Alt. 112 x Larg. 94
-
Descrição: Dalmática em brocatel verde com aplicações de galões em verde dourado com franja muito curta, a debruar toda a peça e a definir sebastos. Forro em tecido vermelho.
Apresenta emendas no corpo, panos laterais da frente e costas, e nas mangas, aparentemente para dar mais altura à peça. Mangas fendidas e fechadas por pequena tira de galão. É representativa da temática dos brocatéis peninsulares, com o motivo dito "de pinha", desenvolveu-se dentro de uma rede de malhas ogivais que num movimento amplo preenchem todo o corpo da peça, sobre um fundo dourado. Representam uma tipologia que se inicia no século XVI e se prolonga no seguinte, em numerosas variações.
Rede de malhas ogivais formada por longas folhas lanceoladas, contendo alternadamente motivo de pinha e flor, com preenchimento de reticulado miúdo. Traçado subsidiário mais fino que acompanha e contraria o traçado principal.
-
-
Origem/Historial: O motivo "de pinha" interpretado frequentemente em brocatéis, embora surja também ilustrando damascos e veludos, era um produto muito característico das oficinas espanholas a que é normalmente atribuído, embora não deixando de referir a possibilidade de ser de origem italiana
Este exemplar deverá situar-se na segunda metade do século XVI, por características formais e técnicas. A rede surge muito menos definida do que no início e meados do século e quanto à execução deve salientar-se a utilização, na armadura de base, de fio dourado, procedimento usual neste período e que se estende pelo século seguinte. Obtém-se deste modo tecidos muito requintados onde, sobre uma base de reflexos dourados, se destaca o desenho dos motivos. (Alarcão, 1998)
-
Incorporação: Proveniente do extinto Convento das Chagas em Lamego
-
Bibliografia
- SILVA, José Sidónio Meneses da - "O Mosteiro das Chagas de Lamego. Vivências, espaços e espólio litúrgico. 1588-1906" Dissertação de Mestrado de História da Arte em Portugal apresentada à F.L.U.P.. Porto,: texto policopiado, 1998