Caneca
-
Museu: Palácio Nacional da Pena
-
Nº de Inventário: PNP253
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor não identificado
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Faiança
-
Dimensões (cm): Alt. 14 x Larg. 16,5 x Prof. 12
-
Descrição: Caneca para cerveja de faiança com bocal circular. Está decorada com uma representação de Santa Francisca sentada segurando um báculo e olhando para um crucifixo. A ladeá-la estão duas colunas. Toda a composição é emoldurada por motivos vegetalistas. Apresenta a inscrição: "F. R/S FRANCISCA". Policromia: azuis, amarelos, verdes e manganês.
-
-
Origem/Historial: Na sequência da implantação da república (1910), foi esta peça inventariada no "Atelier de Pintura de D. Carlos" do Palácio das Necessidades, com o n.º 5923: "Uma caneca de fainaça portugueza polychroma decorada com ornatos e flores e a imagem de Santa Francisca altura quatroze centimetros". Classificada pela comissão de arrolamento como "de valor artístico" (Arquivo do PNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. III). Deu e...
Ver maisntão entrada na casa-forte desse palácio e, em 1956, seria transferida para o da Pena. Fechar
-
Incorporação: Palácio das Necessidades, 1956. Cf. "Relação de peças existentes na Casa-Forte do Palácio das Necessidades destinadas ao Palácio Nacional da Pena" datada de novembro de 1956, com o n.º 5891: "Uma caneca de faiança portuguesa, policroma, decorada com ornatos e flores e imagem de Sta Francisca. Altura 140 mm". (Arquivo do PNP, Movimentação de objetos).
-
Centro de Fabrico: Península ibérica