Descrição: Lustre de seis braços em porcelana branca. Corpo composto por balaústres sobrepostos em porcelana com quadro figuras humanas. Os traços fisionómicos das figuras são orientais, mas a roupa é europeia. A decoração representa profusa decoração vegetalista, com ramos e folhagem em metal amarelo e flores (peónias) em porcelana.
Origem/Historial: Integrou as colecções de D. Fernando II. Identifica-se numa fotografia de 1886 do "Gabinte de Saxe" do Palácio das Necessidades. Integrou depois a decoração da "Sala Branca" ou sala de estar da Rainha D. Amélia no mesmo palácio, em conjunto com os apliques.
.
Incorporação: Palácio das Necessidades, 1939. Cf. ofício da Repartição do Património da Direção Geral da Fazenda Pública, datado de 3 de março de 1939: "Ao Sr. Segundo Conservador do Palácio Nacional da Pena se comunica que, por despacho ministerial de 15 de Fevereiro findo, foi autorizado que das arrecadações do Palácio Nacional das Necessidades seja transferido para esse palácio, o seguinte: - Lustre e sete placas, louça branca e bronze, n.º 355;" (Arquivo PNP, Movimentação de Objetos).
Centro de Fabrico: França, Saint-Cloud (?)
Exposições
O Orientalismo em Portugal (Séculos XVI-XX)
Alfândega do Porto, Museu dos Transportes e Comunicações, Porto