Técnica: Madeiras folheadas, embutidas; bronze dourado e cinzelado; mármore polido
Dimensões (cm): Alt. 89 x Larg. 94 x Prof. 60
Descrição: Cómoda de dois gavetões (sem entrepano), com tampo em mármore de fundo cinzento com grandes manchas brancas; frente e ilhargas contramoldadas; quatro montantes em curva e contracurva, assentes sobre pernas altas decorados com chutes em bronze dourado e cinzelado, com maior desenvolvimento ao nível do joelho. Remate inferior do alçado e ilhargas ondulado e recortado, com saial inteiramente decorado por aplicação em bronze. Cada gavetão tem dois puxadores em bronze dourado (assimetria entre cada par), os quais nascem da moldura que forma a grande reserva em bronze que decora a frente da cómoda.
Móvel folheado e marchetado com madeiras exóticas, com a temática das chinoiseries, predominando os tons escuros do pau-santo; interior em carvalho e lenços das gavetas em faia.
Ao centro do alçado principal uma grande reserva gizada por folhagem em bronze, por sua vez avivada/ contornada por um friso de madeira escura. No interior desta reserva, ao centro do gavetão inferior, duas figuras masculinas orientais: a da esquerda caça com arco e flecha, acertando num pássaro (situado na primeira gaveta); a da direita, sentada no chão, recolhe a caça para um cesto de verga; em seu torno duas pequenas árvores; flores e folhagem pelo chão.
Cada ilharga tem uma grande reserva, simétrica e ondulada, que é traçada por um filete de madeira clara; no interior deste vivo, o folheado de madeira rosada é aplicada em espinhado: quatro quartos com os veios convergentes para o centro.
Os quatro pés são revestidos por sapatas em bronze, na forma de folhagem. Os montantes são de secção triangular tendo, todos eles, as arestas exteriores e interiores revestidas a filete de bronze.
O tampo é saliente e de recorte ondulado, de forma a acompanhar a estrutura contramoldada do móvel.
Incorporação: Casa Real
Centro de Fabrico: França
Bibliografia
Aquisições, Mecenato, Doações, 1986-1990, Enriquecimento das colecções nacionais. SEC/IPPC, Galeria de Pintura do Rei D. Luís, Junho 2009
Exposições
Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Catálogo da Exposição.