Descrição: Guardanapo pertencente a um conjunto constituído por uma toalha e vinte e cinco guardanapos.
Tecido em damasco de linho branco com decoração floral e vegetalista.
O guardanapo apresenta ao centro, em reserva formada por grinalda, as armas da rainha D. Maria Pia de Sabóia. Estas estão representadas em escudo de fantasia contendo as armas de Sabóia e de Portugal. O escudo assenta sobre uma cartela barroca tendo sobreposta uma coroa real fechada de cinco aros perlados aparentes.
O campo do guardanapo é profusamente decorado com motivos florais e vegetalistas sendo o seu contorno definido por uma faixa larga com motivos da mesma natureza.
Origem/Historial: Este guardanapo encontrava-se à data da elaboração do Arrolamento na Rouparia da antiga Casa Real no Palácio da Ajuda. Pertencia a um conjunto de uma toalha e trinta e seis guardanapos inventariados, respectivamente, com os números D’’74 e D’’ 75 do Arrolamento judicial dos bens existentes no Paço da Ajuda, vol. 5, fols. 1698v.-1699.
São descritos como segue:
D’’
Nº 74
Toalha de mesa de linho adamascado, com uma barra formada por uma fita com folhagens enlaçadas, limitada por dois fios de contas e travessões alternados, e por cima uma fita enlaçada, e no resto grandes ramos de flôres e grinaldas com ramos de flôres, tendo a meio escudos em [?], com as antigas armas portuguesas e italianas, encimadas por uma corôa. Têm 12,25 de C. e 3m de L., correspondendo a esta toalha:
Nº 75
Trinta e seis guardanapos de linho adamascado, com decoração semelhante à da toalha, incluindo um escudo com os mesmos brazões, e tendo 0,94 de C. e 0,89 de L.
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911
Exposições
Magnificence & Grandeur of the Royal Houses in Europe