Esponjeira
-
Museu: Palácio Nacional de Sintra
-
Nº de Inventário: PNS5585
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Vidros
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Vidro soprado, lapidado, gravado e dourado
-
Dimensões (cm): Alt. 15,2 x Diâm. 23
-
Descrição: Taça com tampa, em vidro transparente incolor, de forma globular. Base circular, rasa, com estrela lapidada de 32 pontas. Taça bojuda preenchida com decoração de caneluras largas e oblíquas, interrompida ao centro por reserva circular lisa com monograma gravado e dourado com as iniciais MP, encimado por coroa real perlada. Aba lisa, elevada, ligeiramente flectida para o exterior, com prolongamento interior para encaixe da tampa.
Tampa semi-esférica com orifício circular no topo superior, decoração de caneluras oblíquas em espiral concêntrica, interrompida ao centro por reserva circular lisa com monograma gravado e dourado com as iniciais MP, encimado por coroa real perlada.
-
-
Origem/Historial: No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1938, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 5v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “127”; "Descrição" - “Um serviço toilete em cristal lapidado, com côroa e monograma M. P. dourados, composto de duas esponjeiras com tampa, dois frascos quadrados com rolha dupla, duas caixas para sabão e escova com tampa e três copos sendo dois com tampa e um sem tampa.”; "Valor" - "900$00";
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-